28.1.15

O que é Dermatite Atópica?

Oiii!

Hoje venho com um assunto diferente sobre pele. Vou começar uma série de postagens sobre esse tema. Vim explicar e esclarecer dúvidas sobre a atopia, pois não vejo ninguém explicando direito o que é ter e viver com atopia. Não sabe o que é isso? Então eu te conto!

A dermatite atópica é uma doença genética de pele, e acarreta uma menor proteção da pele em relação à perda de água. Como assim? É que a pele de quem tem atopia perde água mais facilmente, causando coceira, vermelhidão e ressecamento crônicos e, geralmente, vem acompanhada de doenças respiratórias como rinite e asma. Ela pode começar em crianças bem pequenas e seguir pela vida adulta, apesar de regredir depois da primeira infância na maioria das pessoas. A atopia não tem cura, mas pode ser controlada com hidratantes, anti-alérgicos, corticoides, e até imunoterapias.

Os principais sintomas da atopia são pele seca ou extremamente ressecada, vermelhidão, coceira e feridas nas áreas atingidas, geralmente nas dobras dos braços e das pernas nos adultos e região de face e pescoço de crianças. Isso não é uma regra, portanto um adulto ou uma criança também podem apresentar os sintomas em todo o resto do corpo.


Ter atopia é algo complicado, pois as crises atópicas podem ser causadas (no meu caso) por estresse, alergia a pelos de gatos, roupas de lã, calor demais, frio demais, amaciante e suor.  São tantas coisas para se preocupar que fica difícil mesmo saber por onde começar. Por isso eu decidi expor isso no blog, a fim de ajudar as pessoas que se encontram na mesma situação que eu. 

Tenho 24 anos e desde os 6 eu tenho atopia. As minhas crises eram bem piores do que hoje mas eu ainda sofro com a doença. Nesses anos todos eu já testei diversos medicamentos, pomadas, misturinhas caseiras etc., e acabei chegando numa rotina que está realmente funcionando. Claro que não estou livre das crises mas elas estão bem menos intensas e com intervalos de tempo mais longos entre uma e outra.


A minha série de postagens irá servir para mostrar como realmente é ter atopia (já que quando a gente pesquisa na internet não encontra nenhuma história real, somente sites dermatológicos ensinando o que um atópico deve ou não fazer) e mostrar que é possível ter uma qualidade de vida ótima mesmo assim! 

Depois dessa introdução, eu espero que os próximos posts sobre o tema sejam úteis e, qualquer dúvida que vocês tenham, perguntem nos comentários! 

Beijos =)





As fotos contidas nesse post foram retiradas da internet dos sites corpo-saude.wmnett.com.br e vilamulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário