29.1.15

5 Dicas Simples para quem tem Dermatite Atópica

Ooooi!
Se você ainda não está por dentro do assunto eu vou ajudar: eu voltei com o blog com o objetivo de ajudar pessoas que, assim como eu, têm dermatite atópica. 

Resolvi escrever o que eu mudei na minha rotina, focada na melhora da dermatite, e que realmente está dando certo pois não tenho crises há pouco mais de um mês, a fim de ajudar quem esteja com dúvidas ou passando por crises muito fortes (ainda mais nesse calor). 

Decidi começar com 5 dicas básicas para você fazer! Assim, acho que tudo fica mais simples e depois eu vou aprofundando mais, dando dicas de produtos e receitinhas. Essas 5 dicas eu tenho adotado faz alguns meses e quero compartilhar com vocês, pois elas me ajudaram bastante na recuperação da minha pele!

1) Beber 2 litros de água por dia

Essa dica pode parecer clichê e manjada. Mas eu sou do tipo difícil de tomar água, as vezes passando um dia inteirinho sem beber uma gota. Por isso, coloquei esse item como meta primordial, pois além de melhorar o aspecto da minha pele de maneira geral, também me mantém hidratada. A pele de um atópico será sempre mais seca, então quanto mais você se hidratar, melhor será para a sua pele. Agora você não tem desculpa pra não tomar água. =)

Galexy water😌😎

2)Praticar exercícios

Sim! Praticar exercícios me deixou mais disposta, consigo dormir melhor (não acordo para me coçar), e estou mais feliz! Como a minha dermatite é muito ligada à fatores emocionais, a prática de exercícios tem me ajudado muito. E eu não faço academia, só pego uma hora do meu dia para ser ativa (farei um post sobre os exercícios que eu faço).


3) Usar hidratante SEMPRE!

Ao acordar, sempre que coçar, depois do banho, na hora de dormir, enfim! Eu acho que essa foi a maior mudança na minha rotina em relação à dermatite, porque eu não dava a importância devida aos hidratantes. Depois de mudar o meu pensamento, a minha pele está muuuuuito melhor e coçando muito menos.


4) Usar corticoide somente em último caso

Antes eu tacava o corticoide tópico sem me preocupar nos locais em que eu tinha coceira e lesões. Com o tempo, a minha pele ficou bem mais fina e mais escura que o normal. Depois que comecei a mudar minha rotina, tenho usado muito pouco (por não precisar mesmo!) e a minha pele está, aos poucos, voltando ao normal (não sei se vai ficar 100% mas já está bem melhor do que era).


5) Escolha roupas de algodão

Pode parecer até frescura mas essa dica é de ouro!! Roupas de lã ou sintéticas acabam com a minha pele, e até mesmo aquele jeans skinny acaba me incomodando se eu uso por muitas horas. Mas enfim, evitar roupas sintéticas, principalmente nos locais onde você apresenta mais dermatite pode ser muito útil. Isso porque as roupas sintéticas abafam mais o local e fazem você suar mais, o que piora a dermatite.



É isso! Espero que essas dicas tenham ajudado pelo menos alguns de vocês! E se todo mundo já sabia dessas dicas me desculpe, mas achei melhor começar dando dicas mais amplas para depois aprofundar mais. Farei outros posts relacionados ao assunto e espero que gostem. E lembrem-se: qualquer dúvida, é só escrever nos comentários que eu repondo o mais rápido que eu puder. 

Beijos e até o próximo post! =)

Um comentário:

  1. Sou gaúcha, mas desolvi minha dermatite no Mato Grosso do Sul e até hoje não tive coragem de passar o inverno gaúcho com este problema de pele. Tenho medo de não conseguir usar tricô mesmo com segunda pele por baixo. De ter que reaplicar hidratante por baixo de 5 camadas de roupa grossa ou nas pernas por baixo de calça, legging e meia em um frio do caramba.
    Tem alguma dica para compartilhar que você tenha aprendido vivendo nos EUA?
    Obrigada!

    ResponderExcluir