16.2.15

Anemia e Queda Capilar - Minha Experiência

Ooooi!

Hoje venho falar sobre um episódio da minha vida que não foi tão breve quanto eu esperava. No meio do ano de 2013, eu comecei a me sentir cansada, com vontade de dormir o tempo todo, me sentindo mal e desmotivada. Achei que era por conta do meu 4º ano de Veterinária que estava bem puxado e cansativo. Mas depois comecei a ter queda capilar, perdendo muuuito cabelo por dia, mas por um tempo eu ignorei, achando que estava só passando por uma fase estressante.

Acontece que por 5 ou 6 meses meus cabelos não pararam de cair, e comecei a ficar assustada, pois dava pra notar diferença e até ver o meu couro cabeludo. Até que fui num dermatologista que me pediu uma bateria de exames. No resultado, eu tinha uma anemia um pouco considerável e o médico disse que não havia nada, me passou um shampoo super caro e me mandou pra casa.

Não comprei o shampoo e procurei outro médico, pois eu estava claramente com anemia (tinha os sintomas e os exames para comprovar), até que encontrei uma dermatologista que estou até hoje. Ela pediu uma nova bateria de exames e eu continuava com anemia e com a queda capilar. Comecei um tratamento com reposição de ferro, além de biotina e um shampoo fortificante para os cabelos. Fiquei com esse tratamento por 2 meses com a biotina e 3 com o ferro e o shampoo.

A biotina era manipulada na farmácia e eu não lembro ao certo o preço que paguei, mas creio que foi em torno de 30 reais um pote com 60 cápsulas. A reposição de ferro foi feito com um comprimido de Combiron antes da janta (mais um comprimido de biotina) e o shampoo que eu usei foi o Energizante da Vichy. Comprei o shampoo na Drogaria São Paulo num pacote contendo dois shampoos, no qual o segundo saía com 40% de desconto. 



Depois disso, fiz um novo exame e realmente a minha anemia havia melhorado muuito, mas a minha reserva de ferro ainda estava baixa, portanto continuei o tratamento por mais 3 meses. No final dos 6 meses, a queda capilar havia melhorado muito e novos fios de cabelos estavam nascendo. A primeira foto é do meu 1º dia de tratamento e a segunda é 6 meses depois. Acho que dá para notar bem a diferença! 








Achei que esse seria o fechamento da história, mas depois de alguns meses, fiz os exames novamente e a anemia havia voltado, com uma leve queda capilar, mas sem os sintomas de cansaço. E aí comecei um novo tratamento com meio comprimido de Neutrofer antes da janta para a reposição de ferro e o shampoo fortificante, mas sem a biotina.

Depois de 3 meses, a minha reserva de ferro estava normal e eu estava sem anemia. Mas tentamos pensar em uma alternativa para explicar essa falta de ferro. Foi aí que a minha dermatologista sugeriu que eu fosse ao ginecologista e fazer exames mais específicos, como suspeita de que a minha menstruação estivesse causando essa perda de ferro.

Continuando a saga, fui ao ginecologista e não foi encontrado nada de anormal nos exames, mas como a minha menstruação era muito longa, ele decidiu que era melhor eu trocar de pílula para uma em que eu fico menstruada uma vez a cada 3 meses. Eu tomava a Yasmin e agora estou com a Elani 28.


Assim estou eu agora, me sentindo melhor, sem cansaço, sem queda capilar e testando a pílula para ver se realmente os meus níveis de ferro continuam normais. Mas ainda estou tomando um comprimido de Neutrofer na janta e ao final dos 3 meses, farei novos exames e venho aqui contar. =)

Eu espero muito que este post tenha sido útil e, se você tem uma história parecida, deixe aqui nos comentários contando a sua experiência!

Um beijo e até o próximo post =)





Algumas fotos desse post foram retiradas da Internet e algumas são de arquivo pessoal.




4 comentários:

  1. Oi vc continua com elani 28? Sentiu que ele diminui a queda?

    ResponderExcluir
  2. olá,estou sofrendo tmb com a queda,foi o melhor para sua anemia neutrofer ou combiron?obg

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga parece que estou lendo a minha história aqui estou pesquisando do sobre as vitaminas e acabei te achando vou iniciar hj meu tratamento pois sinto tudo isso aí que vc disse e minha médica me passou remédio obg me ajudou muito

    ResponderExcluir