29.1.15

5 Dicas Simples para quem tem Dermatite Atópica

Ooooi!
Se você ainda não está por dentro do assunto eu vou ajudar: eu voltei com o blog com o objetivo de ajudar pessoas que, assim como eu, têm dermatite atópica. 

Resolvi escrever o que eu mudei na minha rotina, focada na melhora da dermatite, e que realmente está dando certo pois não tenho crises há pouco mais de um mês, a fim de ajudar quem esteja com dúvidas ou passando por crises muito fortes (ainda mais nesse calor). 

Decidi começar com 5 dicas básicas para você fazer! Assim, acho que tudo fica mais simples e depois eu vou aprofundando mais, dando dicas de produtos e receitinhas. Essas 5 dicas eu tenho adotado faz alguns meses e quero compartilhar com vocês, pois elas me ajudaram bastante na recuperação da minha pele!

1) Beber 2 litros de água por dia

Essa dica pode parecer clichê e manjada. Mas eu sou do tipo difícil de tomar água, as vezes passando um dia inteirinho sem beber uma gota. Por isso, coloquei esse item como meta primordial, pois além de melhorar o aspecto da minha pele de maneira geral, também me mantém hidratada. A pele de um atópico será sempre mais seca, então quanto mais você se hidratar, melhor será para a sua pele. Agora você não tem desculpa pra não tomar água. =)

Galexy water😌😎

2)Praticar exercícios

Sim! Praticar exercícios me deixou mais disposta, consigo dormir melhor (não acordo para me coçar), e estou mais feliz! Como a minha dermatite é muito ligada à fatores emocionais, a prática de exercícios tem me ajudado muito. E eu não faço academia, só pego uma hora do meu dia para ser ativa (farei um post sobre os exercícios que eu faço).


3) Usar hidratante SEMPRE!

Ao acordar, sempre que coçar, depois do banho, na hora de dormir, enfim! Eu acho que essa foi a maior mudança na minha rotina em relação à dermatite, porque eu não dava a importância devida aos hidratantes. Depois de mudar o meu pensamento, a minha pele está muuuuuito melhor e coçando muito menos.


4) Usar corticoide somente em último caso

Antes eu tacava o corticoide tópico sem me preocupar nos locais em que eu tinha coceira e lesões. Com o tempo, a minha pele ficou bem mais fina e mais escura que o normal. Depois que comecei a mudar minha rotina, tenho usado muito pouco (por não precisar mesmo!) e a minha pele está, aos poucos, voltando ao normal (não sei se vai ficar 100% mas já está bem melhor do que era).


5) Escolha roupas de algodão

Pode parecer até frescura mas essa dica é de ouro!! Roupas de lã ou sintéticas acabam com a minha pele, e até mesmo aquele jeans skinny acaba me incomodando se eu uso por muitas horas. Mas enfim, evitar roupas sintéticas, principalmente nos locais onde você apresenta mais dermatite pode ser muito útil. Isso porque as roupas sintéticas abafam mais o local e fazem você suar mais, o que piora a dermatite.



É isso! Espero que essas dicas tenham ajudado pelo menos alguns de vocês! E se todo mundo já sabia dessas dicas me desculpe, mas achei melhor começar dando dicas mais amplas para depois aprofundar mais. Farei outros posts relacionados ao assunto e espero que gostem. E lembrem-se: qualquer dúvida, é só escrever nos comentários que eu repondo o mais rápido que eu puder. 

Beijos e até o próximo post! =)

28.1.15

O que é Dermatite Atópica?

Oiii!

Hoje venho com um assunto diferente sobre pele. Vou começar uma série de postagens sobre esse tema. Vim explicar e esclarecer dúvidas sobre a atopia, pois não vejo ninguém explicando direito o que é ter e viver com atopia. Não sabe o que é isso? Então eu te conto!

A dermatite atópica é uma doença genética de pele, e acarreta uma menor proteção da pele em relação à perda de água. Como assim? É que a pele de quem tem atopia perde água mais facilmente, causando coceira, vermelhidão e ressecamento crônicos e, geralmente, vem acompanhada de doenças respiratórias como rinite e asma. Ela pode começar em crianças bem pequenas e seguir pela vida adulta, apesar de regredir depois da primeira infância na maioria das pessoas. A atopia não tem cura, mas pode ser controlada com hidratantes, anti-alérgicos, corticoides, e até imunoterapias.

Os principais sintomas da atopia são pele seca ou extremamente ressecada, vermelhidão, coceira e feridas nas áreas atingidas, geralmente nas dobras dos braços e das pernas nos adultos e região de face e pescoço de crianças. Isso não é uma regra, portanto um adulto ou uma criança também podem apresentar os sintomas em todo o resto do corpo.


Ter atopia é algo complicado, pois as crises atópicas podem ser causadas (no meu caso) por estresse, alergia a pelos de gatos, roupas de lã, calor demais, frio demais, amaciante e suor.  São tantas coisas para se preocupar que fica difícil mesmo saber por onde começar. Por isso eu decidi expor isso no blog, a fim de ajudar as pessoas que se encontram na mesma situação que eu. 

Tenho 24 anos e desde os 6 eu tenho atopia. As minhas crises eram bem piores do que hoje mas eu ainda sofro com a doença. Nesses anos todos eu já testei diversos medicamentos, pomadas, misturinhas caseiras etc., e acabei chegando numa rotina que está realmente funcionando. Claro que não estou livre das crises mas elas estão bem menos intensas e com intervalos de tempo mais longos entre uma e outra.


A minha série de postagens irá servir para mostrar como realmente é ter atopia (já que quando a gente pesquisa na internet não encontra nenhuma história real, somente sites dermatológicos ensinando o que um atópico deve ou não fazer) e mostrar que é possível ter uma qualidade de vida ótima mesmo assim! 

Depois dessa introdução, eu espero que os próximos posts sobre o tema sejam úteis e, qualquer dúvida que vocês tenham, perguntem nos comentários! 

Beijos =)





As fotos contidas nesse post foram retiradas da internet dos sites corpo-saude.wmnett.com.br e vilamulher.com.br

26.1.15

Recomeço e Desabafo - Blog, Atopia, Maquiagem


Bom, agora estou de volta, recomeçando o blog depois de quase desistir por diversos motivos. 
Acabei me desanimando por conta do ambiente virtual dos blogs, saturado de competição, egoísmo e ganância, no qual um blog quer ser melhor que o outro a qualquer custo. 



No começo do blog eu trocava sim seguidores, mas como uma forma de aumentar meu círculo de amizade e não simplesmente para fazer números, que no dia seguinte já não estavam mais lá. Acabei me desapontando por perceber que estava no caminho errado. Sendo assim fiquei um tempo sem postar nada, pensando mesmo em desistir de vez.

 Porém, pensando na vida, decidi recomeçar.


O meu objetivo é ter o blog como um hobbie mesmo, pretendo dar dicas para as pessoas que, assim como eu, têm atopia ou dermatite atópica, mostrando o que eu faço para controlar a doença e que produtos e medicamentos funcionam comigo. Além disso, vou falar sobre assuntos q eu gosto, focando mais em produtos de cuidados com a pele e maquiagem. 

É isso, só quero criar algo que seja útil de alguma forma, sem ser maquiadora nem dermatologista. E sim, mostrar uma vida real, e também uma rotina modificada por uma doença de pele, tentando ajudar pessoas na mesma situação que eu.

Depois do desabafo, vamos ao trabalho!! =)